terça-feira, 18 de agosto de 2009

Que palavras proféticas, atuais e urgentes (recado à igreja brasileira)

Em decepção profunda, chorei pela frouxidão da igreja!
(Martin Luther King Jr.)


"Houve um tempo em que a igreja era bastante poderosa – no tempo em que os primeiros cristãos regozijavam-se por ser considerados dignos de ter sofrido por aquilo em que acreditavam. Naqueles dias a igreja não era apenas um termômetro que registrava as idéias e princípios da opinião pública; era um termostato que transformava os costumes da sociedade.

Quando os primeiros cristãos entravam em uma cidade as pessoas no poder ficavam transtornadas e imediatamente buscavam condenar os cristãos por serem “perturbadores da paz” e “forasteiros agitadores”, mas os cristãos prosseguiam, com a convicção de que eram “uma colônia do céu”, que deviam obediência a Deus e não ao homem.

Pequenos em número, eram grandes em compromisso. Eles eram intoxicados demais por Deus para serem “astronomicamente intimidados”. Com seu esforço e exemplo, puseram um fim em maldades antigas como o infanticídio e duelos de gladiadores.

As coisas são diferentes agora.

Com tanta frequência a igreja contemporânea é uma voz fraca, ineficaz com um som incerto. Com tanta frequência é uma arquidefensora do status quo. Longe de se sentir transtornada pela presença da igreja a estrutura do poder da comunidade normal é confortada pela sanção silenciosa – e com frequência sonora – da igreja das coisas tais como são.

Mas o julgamento de Deus pesa sobre a igreja como nunca pesou. Se a igreja atual não recuperar o espírito de sacrifício da igreja primitiva, perderá sua autenticidade,será privada da lealdade de milhões e será descartada como um clube social irrelevante com nenhum significado..."

Trechos da *Carta de uma prisão em Birmingham*


Palavra de agradecimento
















Antes de dar continuidade a qualquer outra postagem neste espaço, gostaria de agradecer a expressiva e surpreendente manifestação de encorajamento da parte de muitos de meus amigos no sentido de que eu continue expressando meu pensamento através deste blog.

De fato vocês não imaginam como tal manifestação foi importante, pois sei que tudo o que disser aqui já terá sido dito e muitas vezes isso se torna motivo de desânimo. Entretanto, minha motivação para escrever veio em razão de projetos futuros, que no devido momento vocês saberão, e não do desejo de ser "original".

Além disso, escrever é um exercício extremamente saudável. Aprendemos a escrever, escrevendo. Escrever nos ajuda a elaborar melhor as ideias, aprofundar nosso pensamento e a trabalhar com as palavras. Considernado que estas são a principal ferramenta de meu trabalho, preciso aprimorar, então, o seu uso. Quem sabe assim poderei chegar a um décimo da habilidade que tinha, por exemplo, dentre outros, o grande Padre Vieira, príncipe da Língua Portuguesa.

Muito obrigado, amigos, por seu apoio e carinho. Espero que este espaço traga a vocês estímulo e edificação para que continuem, com perseverança, a combater o bom combate!