quarta-feira, 23 de junho de 2010

O judeu de Bethesda

"Se livro fosse cultura, os cupins seriam os seres
mais cultos do globo. Só livro lido é cultura"

Último dia de aula na escola Walt Whitman. Situada em Bethesda, um bairro intelectualmente sofisticado da região de Washington (DC), é uma das melhores dos Estados Unidos. O pimpolho volta para casa. Poderia estar sonhando com três meses de vadiagem, longe dos livros. Mas o sonho duraria pouco. Ao fim da tarde, chega o pai judeu, carregando uma sacola de livros recém-comprados. Chama o filho, esparrama os livros na mesa da sala e começa a montar o cronograma de leituras, incluindo a cobrança periódica do que terá sido lido. Ignoro quantos pais judeus passaram também nas livrarias. Mas imagino que não foram poucos.

Ilustração Atômica Studio

Ler livros, glorificar livros, eis uma tradição judaica milenar. Vem de longe e não se buscam muitas explicações científicas para ela. Não obstante, Karl Alexander, da Universidade Johns Hopkins, somando aos 39 estudos sobre o assunto, completou uma pesquisa com alunos do ensino fundamental. Concluiu que, das vantagens acadêmicas acumuladas pelos alunos mais ricos até a 9ª série, dois terços advêm de atividades de leitura mais intensas durante as férias. Segundo a Secretaria de Educação americana, as perdas dos mais pobres nas férias são "devastadoras". Um pai judeu provavelmente diria: ora bolas, é o que sempre pensei. Mas, para a maioria das pessoas, os resultados são surpreendentes. Em matemática, foi possível comprovar que, durante as férias, os alunos esqueceram o equivalente a 2,6 meses de aula. Em outras palavras, somente 2,6 meses depois de recomeçarem as aulas os alunos atingem o nível de competência que tinham no último dia de aula da série anterior. Ou seja, férias são um horror para o aprendizado.

Trata-se de resultados valiosos para países que lutam bravamente para melhorar seu claudicante ensino. É simples, se for possível estancar a sangria do "desaprendizado" – que põe a perder 2,6 meses de estudos –, os ganhos serão enormes. Da ordem de 25%? Que outras intervenções seriam tão poderosas?

Tais ideias abrem caminho para muitas linhas de atividade. Pais interessados e comprometidos com a educação dos seus filhos podem fazer o mesmo que os judeus de Bethesda. Mas, vamos nos lembrar, se livro fosse cultura, os cupins seriam os seres mais cultos do globo. Só livro lido é cultura. Portanto, cobranças sem dó nem piedade. Mas seria só empurrar livros e mais livros goela abaixo dos filhos? Jamais! É preciso desenvolver o prazer da leitura, e o bom exemplo é essencial. À força, pode sair o tiro pela culatra. Que livros? Não adianta comprar Hegel, Spinoza ou Camões, se as leituras favoritas ainda não passaram muito da Turma da Mônica. É fracasso garantido. Os livros devem andar muito próximo do interesse e da capacidade de compreensão dos leitores, sempre puxando um pouco para cima.

Desviando parcialmente do assunto, quero sugerir aos pais que façam manifestações, que acampem em frente à casa dos prefeitos, até que se mude uma situação vergonhosa. Uma pesquisa recente com as bibliotecas públicas brasileiras pôs a descoberto que (além de fecharem às 6 da tarde) apenas 20% delas abrem aos sábados e só 1% aos domingos. Como é possível que, nas horas e dias de folga das escolas, as bibliotecas permaneçam fechadas? No caso das leituras de férias, são os únicos dias em que muitos pais poderiam ir à biblioteca para escolher livros com os filhos.

Para aqueles que cuidam da educação como ofício, as implicações da pesquisa da Johns Hopkins não são menos revolucionárias. Mostram ser preciso fazer alguma coisa, somente para conseguir não andar para trás nas férias. Por exemplo, programas públicos de leitura. Não são programas caros nem complicados, basta criar monitorias para garantir que as leituras sejam feitas.

Em um nível mais ambicioso, sobretudo para alunos mais vulneráveis, poderiam ser criados cursos de férias. Não se trata de fazer a mesma coisa que no período letivo, pois seria repetir um ensino aborrecido e pouco produtivo. Precisamos de projetos intelectualmente desafiadores, atividades que estimulem os miolos, jogos e muitas outras coisas. O que precisa ser aprendido não é muito diferente, mas viria vestido com roupas mais alegres. E, como sabemos que cabeça vazia é oficina do diabo, essas atividades podem até mesmo ter outras consequências benéficas, por evitar rumos pouco recomendáveis em que se deságuam as amplas energias desses jovens.


Claudio de Moura Castro é economista

terça-feira, 15 de junho de 2010

Projeto 2011

Em 2007 estive em Israel e Jordânia para estudos e aprimoramento de meu hebraico. Lá, senti a necessidade de fazer algo à favor das Nações Árabes, pouco evangelizadas, e pela igreja presente naqueles países, carente e perseguida.

De lá prá cá, tenho orado e mantido contatos para ver de que maneira posso ajudar.
Somado à isso, sinto que há muitos fazendo aqui em nossa nação pela igreja brasileira e poucos tem levantado os olhos para ver mais longe.

Por esta razão, quero dedicar minha vida para ser útil, também, aos irmãos que lutam com dificuldades, carências e, até mesmo, perseguição.


Assim, no próximo ano, a partir do Mês de Abril, estarei no Oriente Médio para conhecer mais acerca da igreja, suas necessidades e desafios para, de alguma forma, ajudarmos no apoio e compromisso da evangelização daqueles povos.


Minha permanência naquela região será por um período de seis meses e os custos da viagem serão elevados.

Quero solicitar sua parceria neste projeto, com suas orações e contribuições.

Assumo o compromisso de mantê-lo permanentemente informado de minhas ações a partir deste momento. Logo dedicarei um blog para o fim de informar os passos da viagem até o momento de sua concretização.


Segue a descrição dos custos estimados da viagem. Estes valores foram calculados em dólares americanos.

Passagem Aérea: 2.500,00
Hospedagem: 5.475,00
Alimentação: 1.825,00
Locomoção: 1.500,00

Total: 11.300,00

Se você quer participar deste projeto, os dados de minhas contas seguem abaixo:

Marco Antonio Monteiro Wanderley
CPF 215.444.412-15

Contas:

Banco do Brasil: Agência 2865-7 Conta 19524-3
Banco Real: Agência 0915 Conta 3007857

Você pode fazer uma oferta única ou contribuir mensalmente, segundo aquilo que o Senhor colocar em seu coração.

Gostaria, caso não se importe, de saber de sua participação. Escreva-me falando sobre isso.

Conto com você e que o Senhor abençoe sua vida.

Em Cristo

Marco

p.s. Veja e siga meu novo blog que tratará somente de temas relacionados à viagem: www.mamwanderley.blogspot.com