terça-feira, 18 de agosto de 2009

Que palavras proféticas, atuais e urgentes (recado à igreja brasileira)

Em decepção profunda, chorei pela frouxidão da igreja!
(Martin Luther King Jr.)


"Houve um tempo em que a igreja era bastante poderosa – no tempo em que os primeiros cristãos regozijavam-se por ser considerados dignos de ter sofrido por aquilo em que acreditavam. Naqueles dias a igreja não era apenas um termômetro que registrava as idéias e princípios da opinião pública; era um termostato que transformava os costumes da sociedade.

Quando os primeiros cristãos entravam em uma cidade as pessoas no poder ficavam transtornadas e imediatamente buscavam condenar os cristãos por serem “perturbadores da paz” e “forasteiros agitadores”, mas os cristãos prosseguiam, com a convicção de que eram “uma colônia do céu”, que deviam obediência a Deus e não ao homem.

Pequenos em número, eram grandes em compromisso. Eles eram intoxicados demais por Deus para serem “astronomicamente intimidados”. Com seu esforço e exemplo, puseram um fim em maldades antigas como o infanticídio e duelos de gladiadores.

As coisas são diferentes agora.

Com tanta frequência a igreja contemporânea é uma voz fraca, ineficaz com um som incerto. Com tanta frequência é uma arquidefensora do status quo. Longe de se sentir transtornada pela presença da igreja a estrutura do poder da comunidade normal é confortada pela sanção silenciosa – e com frequência sonora – da igreja das coisas tais como são.

Mas o julgamento de Deus pesa sobre a igreja como nunca pesou. Se a igreja atual não recuperar o espírito de sacrifício da igreja primitiva, perderá sua autenticidade,será privada da lealdade de milhões e será descartada como um clube social irrelevante com nenhum significado..."

Trechos da *Carta de uma prisão em Birmingham*


2 comentários:

  1. Fico a pensar no que posso fazer para modificar esse quadro...E me vem imediatamente a mente que " não somos dos que retrocedem, antes avançam para conservação da alma". Por isso, como cristã, não desisto, antes insisto naquilo em que acredito. Assim como a graça de Deus um dia me alcançou, através de meus esforços, poderá alcançar outros, tão carentes do que e em quem acreditar. Avançar é preciso! Insistir é essencial. E como diziam os "Embaixadores do Rei": Se assim não for, para que nasci?

    ResponderExcluir
  2. Pr. Marco, estou achando muito interessante esses assuntos do Blog. Refletir é preciso!
    Fico pensando como Deus se sente ao ver sua igreja nesse estado de letargia espiritual. Porventura não estaria a voz do mestre ecoando dizendo:
    Onde estão meus seguidores? Aqueles que tomaram a sua cruz e seguiram-me? Ai, de nós!
    Esse texto faz-me lembrar que o nazismo calou a igreja na alemanha, e muito poucos decidiram manter-se fiéis e pagar o preço da fé em Cristo e segurar a bandeira do cristianismo.Alguns pagaram com a vida, enquanto outros assistiam imparcialmente reprimidos pelas ameaças impostas, na conivência com o intento malígno contra a igreja. Que Deus nos ajude. "Ele tem nos dado espírito de poder, de amor e de moderação e não de covardia." (2Tm 1.7). Cá entre nós, esse Luther King era corajoso!
    Abração do amigo-irmão-Miranda.

    ResponderExcluir