quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Quero voltar ao primeiro amor!

Graça e Paz da parte de nosso Senhor, Jesus Cristo.

Neste final de ano eu, particularmente, gostei muito de uma palavra trazida pelo pastor Jailton, contrastando a humildade e simplicidade do Natal, representada no presépio, com a abundância de luzes, a riqueza de enfeites, a fartura de alimentos e distribuição de presentes. (Lc 2.1-11)

Como é costume nesta época, envio mensagens para pessoas que são queridas e este ano não foi diferente. Mas, desta vez, aproveitei o gancho daquela palavra e enviei mensagens a colegas, parentes e amigos dizendo que todos estes símbolos natalinos são muito bons, mas não fazem nenhum sentido se perdermos o foco no motivo da celebração: Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor!

Aquela palavra, de humildade, simplicidade e poder de Deus, veio confirmar também algo que tem me incomodado há algum tempo e que gostaria de compartilhar com você: Quero voltar ao primeiro amor! Mas, a que primeiro amor eu me refiro?

A igreja moderna tem hoje à sua disposição diversos recursos tecnológicos, científicos e artísticos da mais alta qualidade: equipamentos de som e vídeo, computadores, bíblias eletrônicas, sites na Internet, treinamento para líderes, técnicas de evangelismo, marketing para igrejas, músicas, videoclips, filmes, literatura e etc.

Esta fartura, sem precedentes na história, tem levado a igreja contemporânea a depender mais e mais destes recursos para realizar a obra de Deus. Nossa “clientela” está cada vez mais exigente e insatisfeita, e todo o esforço para manter e elevar o padrão de qualidade enfraquece o foco no que é mais importante: a dependência pura e simples no poder de Deus. (Lc 10.41-42) Certamente isto O desagrada e nos afasta da Sua presença. (Mt 12.18-21)

E quais têm sido os maiores resultados de tudo isto? De um lado, igrejas cheias destes recursos e lotadas de pessoas cujo coração continua angustiado, sofrido, carentes de um encontro verdadeiro com Cristo (Mc 6.34) e, do outro, igrejas desprovidas destes recursos, esforçando-se por consegui-los, mas apinhadas de bancos vazios. (Rm 12.16)

Ao dizer que quero voltar ao primeiro amor, me refiro a travar uma luta interior para inverter este paradigma, do antropocentrismo para o teocentrismo, como tem sido desde Adão. Deixar o controle totalmente nas mãos de Deus e viver a aventura de ser guiado somente pelo Seu Santo Espírito. Não depender de tecnologia, ciência ou arte para realizar a obra de Deus, muito embora possa e deva lançar mão destes meios, desde que não sejam empecilhos, tropeços ou complicadores para a realização da Sua obra. Como diz o Salmista: Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. (Sl 20.7)

Desde já, quero voltar a este primeiro amor, lembrando sempre da mensagem do Natal: simplicidade, humildade e poder de Deus!

Como fazer? Bom, poderia começar planejando... Melhor, não! Prefiro confiar em Deus para me guiar nesta jornada! (Mt 11.29-30)

Rogo que o seu ano de 2010 seja simplesmente diferente! Afinal, embora eu e você não tenhamos controle sobre as circunstâncias, temos controle sobre nossas reações a elas, e isto faz toda a diferença!

Que Deus nos abençoe e guarde.

Abraços fraternos,

Nelson Singer

Nenhum comentário:

Postar um comentário