quinta-feira, 11 de março de 2010

"Nunca antes..."

Uma das marcas registradas do Governo Lula é a frase, insistentemente repetida por ele: "nunca antes na história deste país".

De fato, penso que ele tem razão na maioria das vezes em que faz uso da frase, mas também, apesar de eu sempre ter votado nele, desde o retorno das diretas, devo confessar que também, provavelmente, nunca um presidente cometeu tantas gafes no falar.

E quando falo em "gafes" não me refiro ao português sofrível de nosso presidente, mas principalmente de algumas associações que ele costuma fazer.

Na última delas, nesta semana, ele comparou dissidentes cubanos em greve de fome pela libertação de prisioneiros políticos aos bandidos presos em São Paulo.

Aliás, não entendo o porquê de tanta proteção ao governo didatorial de Cuba. É sabido e notório que há desrespeito aos direitos humanos naquela bela ilha (eu mesmo já conheci vários cubanos, insuspeitos, que confirmam o fato).

O Governo Lula acerta em condenar o embargo econômico imposto há décadas sobre Cuba, mas erra em canonizar o simpático ditador Fidel Castro.

Aliás, um outro erro que o governo brasileiro comete é seu apoio ao regime do Irã e às suas pretensões nucleares, já que o presidente Ahmadinejad tem expressado, reiteradas vezes, seu desejo de aniquilar a Israel.

Feita a digressão...

Espero que, ao final de seu bem sucedido governo, nosso presidente não se deixe envaidecer e cegar pelo orgulho e resolva, a esta altura do campeonato, macular sua imagem com comentários e comparações infelizes.

Pelo contrário, desejo que ele use o prestígio que adquiriu internacionalmente, inclusive por sua sensibilidade e senso de justiça, para promover a paz, a liberdade e a justiça social neste mundo tão desigual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário