terça-feira, 29 de setembro de 2009

A igreja em que acredito e amo

Frequentemente tenho lido ou ouvido, de ilustres intelectuais, severas críticas à igreja, especialmente a evangélica, em nosso país.

Ainda que tenha de concordar com muitas destas críticas, eu mesmo as faço, o fato é que estes intelectuais são parciais e preconceituosos em suas análises, tomando por todas, as igrejas que eles conhecem pela televisão.

De fato, embora que quase totalmente cético quanto a estas e seus pastores, continuo a acreditar especialmente naquelas que, em seu anonimato e dura militância, promovem a redenção integral do homem.

Infelizmente, esta igreja evangélica que se exibe, ostensivamente, nos meios de comunicação, especialmente na televisão, está prostituída, equivocada e é quase que completamente irrelevante na construção do Reino de Deus (ainda o reino de seus líderes vá muito bem, ogrigado!).

Entretanto, a verdadeira igreja é uma instituição das que mais bem tem feito a esta nação. Em 35 anos de vida cristã engajada (tenho 45 anos), pessoalmente, não conheço nenhuma outra instituição, nem mesmo governamental, que tenha promovido tanto a dignidade humana quanto a igreja evangélica brasileira. Nem mesmo programas sociais governamentais tem promovido mudanças tão radicais na vida de indivíduos e famílias quanto o ministério da igreja.

Dos mais prepotentes, egoístas e inúteis seres humanos, cheios de auto-justiça, até àqueles marginalizados pela sociedade, dos quais esta já havia desistido, muitos tem sido transformados e tornados cidadãos úteis e frutíferos no meio em que vivem.

Pais irresponsáveis, convertidos aos seus filhos e cônjuges; famílias, destruídas por vícios e traições, transformadas e restauradas; pessoas alienadas e sem projetos de vida que passaram a sonhar e a realizar seus objetivos, abençoando a outros; indivíduos destruídos por sentimentos de inferioridade, ressentimentos, rejeição, etc., que foram curados pelo poder terapêutico da pregação saudável da Palavra de Deus e pela abundante ação social que tem promovido crescimento e desenvolvimento pessoal a milhares de indivíduos de norte a sul deste país, através de décadas.

Enfim, seria enfadonho citar aqui o quanto a igreja tem sido relevante para nossa sociedade. Entretanto, estes são exemplos genéricos, somente para situar os intelectuais honestos, ainda que não necessariamente religiosos.

Além de tudo isso, poderia falar do bem que um crente verdadeiro faz em seu ambiente de trabalho, cumprindo horários, deixando de dar prejuízos e procurando a eficácia de sua empresa, ou a bênção de um vizinho solidário e amigo, mas torna-se desnecessário, neste espaço.

Sim, senhores, nesta igreja acredito e a esta continuo amando! Uma igreja que, corporativa ou pela ação de seus membros, individualmente, reflete o caráter de seu Senhor e Mestre, Jesus de Nazaré, que não veio para ser servido, mas para servir e dar Sua vida em resgate.

6 comentários:

  1. Formidável!!!

    Esse texto nos faz ter esperança de dias melhores para igreja de nosso Senhor Jesus.
    Esperamos que esta igreja, não a televisiva, mas a "anônima", continue sendo a grande sinalizadora do Reino de Deus na terra.

    Até mais,
    Junior

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Júnior. É contra esta igreja que não está na TV que as portas do inferno não prevalecerão.

    ResponderExcluir
  3. Marco,

    Parabens pelo artigo.

    Infelizmente, devo acrescentar ao você disse "esta igreja evangélica que se exibe, ostensivamente, nos meios de comunicação, especialmente na televisão, está prostituída" que para cada prostituta, temos milhares de clientes...
    Muito trabalho pela frente!

    Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

    Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Espero que goste. Paz e Bem!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  4. Creio que o problema não estar em ser intelectual ou não, ou ainda ter medo de pensar. O problema todo está nas vias únicas que nós criamos.

    Generalizar é simplismo sendo que sabemos que o joio cresce no meio da igreja e que esse joio não será separado por nós.

    A graça de Deus nos susptenta como igreja e nisso tenho fé.

    Também creio na igreja dentro da igreja seja ela prostituida por seus lideres ou não.

    Não concordo que não haja um justo se quer em umas dessas mega-igrejas-empresariais. Sei que tem gente boa lá e isso torna a igreja x e y legitimas e não seus lideres.

    Desses lideres o combatemos com a verdade e tenho fé que nada resiste a verdade.

    Espero você no meu blog e que nos acompanhe também no Lion Of Zion.

    http://cartesianofinito.blogspot.com/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Tens toda razão, Danilo.
    Passarei lá em teu blog e obrigado pelo incentivo.
    Um gramde abraço

    ResponderExcluir
  6. Sim pastor também acridito nesta igreja.
    Sei que existe pessoas sérias na obra do Senhor.
    Foi atravéz destas que Jesus mudou aminha vida e fui curado da depedência de borgas.
    Por isso concordo com você.
    Um abraço e meus parabens pelo artigo.

    ResponderExcluir