terça-feira, 1 de setembro de 2009

Procurando uma igreja por motivos certos

Frequentemente ouço pessoas darem testemunho dos motivos que às levaram a filiarem-se a determinada igreja e, na maioria das vezes, as razões são de ordem prática, "mágicas", estéticas e, muitas vezes, pela projeção de seu pastor. Falam com paixão de suas comunidades, mas mantém um vínculo superficial com as mesmas, não passando de meros frequentadores-expectadores.

Por esta razão nas primeiras decepções saem em busca de outra igreja que se enquadre nos seus gostos e conceitos. E, por estranho que pareça, não necessariamente "da mesma fé e ordem", pois não se preocupam com questões doutrinárias e teológicas, muito menos estão em busca do Corpo de Cristo para dele participar. Na verdade, estão à procura de um clube social onde encontrem conforto, boa música, gente bonita, simpática e ...um pastor engraçado e carismático.

Penso que os melhores motivos para procurarmos uma igreja deveriam ser norteados pelo conceito de igreja que a Bíblia nos dá e pelo desejo de servir à causa. Assim, como prioridade número um, deveriamos prucurar uma igreja à qual servíssemos e não uma que nos servisse. A partir deste, listo alguns outros aspectos importantes na escolha de uma igreja:

- Ensino, liturgia e ação bíblicos e cristocêntricos
- Afetividade, comunhão e capacidade de integrar novas pessoas
- Vibrante, mas não superficial
- Consciente e atuante em sua missão integral

Enfim, não pretendo esgotar a lista aqui, mas estas são características fundamentais na escolha de uma igreja.

Se você ainda não encontrou a sua, busque em oração, mas procure identificar estas qualidades em sua nova igreja.

Um comentário:

  1. Infelizmente isso é uma verdade Pr. Marco, vista em todas as regiões. As pessoas estão procurando comodidade e não serviço. Entretenimento e não compromisso, bem estar e não lutar. Com toda essa gama de oferecimento que estamos vendo por aí, deve haver uma igreja intitulada: "Igreja dos sem compromisso" e, se de fato existe deve estar cheia! Vemos pessoas mudando de igrejas por motivos fúteis, ou chegando a uma igreja por motivos banais. Creio que de fato devemos orar e buscar a vontade de Deus realmente observando o que Deus diz sobre Sua igreja. Como Exemplo: Uma senhora amiga minha disse que não gostou da minha igreja porque lá "não tinha corrente"! Pasme, tive que dizer hilariamente que tinha sim, e prendia o portão com um cadeado.
    Um forte abraço do amigo-irmão-Miranda.

    ResponderExcluir