quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Fui à Universal e sofrí!

Apesar de seu slogan "Pare de sofrer", pressupondo que lá você pode encontrar alívio para todos os seus problemas, fui hoje (07.10) à uma Igreja Universal do Reino de Deus e saí de lá depressivo. Fui com alunos do seminário onde dou aulas e, perplexos, pudemos constatar alguns dos artifícios mais nefastos que esta empresa religiosa utiliza para arrecadar dinheiro do povo a fim de continuar crescendo e enriquecendo a seus líderes.

Sofrí com a imagem de Deus alí apresentada - um Deus encurralado, obrigado a satisfazer as necessidades dos que são fiéis e que "lançam a semente". Definitivamente, adoram à outra divindade, não a da Bíblia.

Sofrí com a figura do pastor - um homem que perdeu sua identidade para assumir a do chefe, pois falava, gesticulava, andava e pregava como o patrão, o Papa Macedo. Saído da produção em série, cujo padrão é o bispo, berrava palavras de exortação ao público e de intimidação à Deus.

Sofrí com o sermão - na verdade não houve sermão, mas sim um discurso de vendas, manipulador, misturado com uma leitura bíblica (do Antigo Testamento, para variar) neurolinguística da pior qualidade e confissão positiva, a fim de convencer o seu público a consumir a mercadoria que estava sendo oferecida.

Sofrí pelo povo - boa parte dele formada por gente ingênua e crédula que não sabe discernir a mão direita da esqueda e que, por falta de entendimento, "corre para a sua destruição" (cf. Os 4.14). Outros, porém, não tão ingênuos assim, buscam soluções mágicas para levá-los ao sucesso fácil e rápido. Estão dispostos a pagar, contanto que a bênção venha à galope. Estes tornam-se semelhantes àqueles que adoram (cf. Sl 115.8). Estão perdidos!

Sofrí por tanto sincretismo - era uma noite de campanha: a do copo e a da flor. O copo de água mineral aludia ao texto lido (Gn 26). Depois da consagração no domingo, a água deverá ser bebida ou aspergida sobre a casa, escritório ou sobre alguém querido. A flor, entregue à quem a desejasse, assim como o copo, deveria ser levada para casa para absorver todo o mal na família e trazida no próximo domingo para ser queimada sobre o altar. Senti-me na Idade Média!

Naturalmente, nada do que vi e escutei me surpreendeu. O fato de não ouvir uma só palavra, sequer, sobre Jesus (a não ser no encerramento da oração) e de constatar que eles ainda não descobriram a Nova Aliança, não me escandalizou.

Apesar do slogan "Jesus Cristo é o Senhor" (em letras douradas, claro!), Este está longe de ter vez no púlpito daquele negócio que me recuso a chamar de "Igreja".

Na verdade, esta instituição é uma empresa, gerida empresarialmente. Como tal, visa o lucro e o sucesso. A divindade lá adorada e invocada é o Mamon e nenhum outro mais reina naquele recinto.

Lamentavelmente, a Universal fez e continua fazendo escola em nosso país. Até mesmo comunidades dentro das chamadas igrejas históricas tem reproduzido seus hábitos e teologia. Seu grande sucesso seduz à muitos, infelizmente.

Até quando, Senhor?!

11 comentários:

  1. O que diremos pois?

    Triste realidade.

    Comecei a esboçar um texto sobre nossa visita neste império de Mamom, mas depois de ler o seu artigo, resolvi não postar. Está perfeito. Não precisa acrescentar mais nada.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Não faça isso, Júnior. Dê sua impressões, também. Será muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu fico a pensar que será dessas pessoas que ainda acreditam nessa fórmula. Na decepção que terão ao perceber que tudo é uma grande farsa montada para extorquí-las. Que este Jesus pregado ali nunca existiu. E lembro das palavras do próprio mestre: "Tudo quanto fizeres a um desses meus pequeninos, a mim o fizestes...". Sei que Jesus disse isso num sentido positivo. Talvez não nesse contexto que eu estou usando. Mas Ele há de dizer isto a todos os falsos profetas deste nosso século.

    ResponderExcluir
  5. De fato, Nina. É uma paráfrase que pode muito bem ser utilizada: "Tudo o que fizeres contra um deste meus pequeninos irmãos, contra mim o fizeste". Inteligente observação!

    ResponderExcluir
  6. Paz e Bem,

    Não resisti e deixei minhas impressões.
    Deixei um link de seu blog no meu artigo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Muito bom pensarmos juntos e percebermos que não somos os únicos que nos estristecemos diante disso tudo. Excelente reflexão

    ResponderExcluir
  8. Sou um homem simples, sem nenhum curso teológico, mas que tive o privilégio de nascer num lar genuinamente cristão, onde a Bíblia era ESTUDADA MESMO. Aprendi desde cedo com meu avô(semianalfabeto,porem com um profundo conhecimento das escrituras, fruto de uma vida dedicada ao estudo da Palavra) aquela regra simples ensinada pelos crentes de Beréia, elogiada pelo apóstolo Paulo, mas , infelizmente, desprezada hoje em dia pelos cristãos, que é conferir, pelas escrituras, se realmente o que está sendo ensinado está de acordo com o santo livro. E foi conferindo com as escrituras que há mais de 15 anos venho combatendo este "empreedimento religioso", sendo criticado por alguns pastores e irmãos amigos, que inclusive me chamaram, durante muito tempo, de inconveniente e rebelde contra aquele "ungido do Senhor", o lobo Edir Macedo. Sinto até hoje vergonha e tristeza daquele manifesto de apoio ao Edir, publicado em vários jornais, encabeçado pelo pastor Fanini e assinado por diversos líderese evangélicos, no episódio em que a Rede Globo mostrava um vídeo como ele e sua quadrilha roubavam os coitados que frequentavam a sua diabólica instituição financeira.
    Mas hoje, felizmente, vozes como a sua tem se levantado e, mostrado pelas Escrituras, o verdadeiro perfil daquela alcatéia. Continue, meu irmão, não podemos aceitar que aqueles lobos sejam chamados de cristãos. DEUS seja louvado.
    Warlen

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Warlen por seu comentário. Compartilho com o irmão da indignação e decepção com outras lideranças que apoiaram e apoiam o bispo Macedo.
    Duvido que, caso fosse um homem sem expressão, teria recebido todo este apoio. Já há muito teria sido tratado com desprezo e como herege, mas infelizmente o dinheiro e o poder temporal sempre falam mais alto, parece.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Chegou ao meu setor de trabalho há quatro anos atrás um jovem engenheiro novo concursado, e que se identificou como um irmão na fé. Como coordenador do pequeno setor, convidei-o a participar de nossa reunião de 30 minutos que faziamos dentro do próprio setor no intervalo do almoço.
    Não demorou muito para eu saber que ele era verdadeiramente convertido e conhecedor da palavra e se tornou um dos nossos ministradores no devocional, senão o melhor dentre os quatro. Assustei-me quando soube que ele era membro da universal e que foi várias vezes chamados para ser um obreiro. Eu o questionei, pois já sabia que lá eles não têm o ensinamento que deveriam ter e que esse jovem já possuia. Sua versão foi que ele era interessado, um auto-didata. Quando questionei: Como é que você com esse conhecimento da Palavra consegue estar num lugar como aquele por tanto tempo? Sua resposta foi que sua mãe havia sido liberta de demônios lá há muito tempo(ele era um menino ainda) e ele não conseguia sair pois desagradaria a ela e aos demais parentes membros. Quanto às correntes e vendas de objetos(amuletos) ele também não concordava e disse ser coisas do homem. Ía aos cultos e desprezava esses "pormaiores". Após algum tempo não por minha insistência, mais por sua própria convicção, ele não mais resistiu e decidiu sair da universal e passou a congregar-se em outra igreja de outra denominação onde está se sentindo em casa, ou melhor, na casa do Pai. Meu amigo Pr. Marco, percebí o choque que sofreram na visita, e que Deus use os resultados para glória do Seu nome. Quanto mais sabemos ou temos conhecimento dos fundamentos, mais sofremos! Creio que Deus vai provar as obras através do fogo, e as que forem de palha, madeira ou feno se queimarão, mas os que estiverem edificando sobre o fundamento, for ouro, prata ou pedras preciosas certamente receberão o galardão (1Co 3.12-14). Já encontrei outras pessoas que são vazias ou seja, não têm conhecimento nem consistência de Deus na vida, mas que não perdem uma corrente e levam seus últimos $Reais para a "igreja" para obter sucesso, e até então, o que tenho visto de fato não é isso que elas estavam esperando. Infelizmente, concordo, que muitos estão errando por lhes faltarem o conhecimento das Escrituras.
    Que Deus tenha misericórdia!
    Um abração do amigo-irmão-Miranda.

    ResponderExcluir
  11. Devo Imaginar Pastor Marco como se sentiu la neste culto da universal, e pior de tudo que estas igrejas vive cheia de pessoas iludidas por lobos em pele de cordeiros, e a palavra da verdade nao e pregada com autensidade neste cultos. Ao inves de objetos serem colocados como meios de serem abencoados e de bencaos.
    Este povo ainda precisa abrir os olhos espirituas para a verdadeira palavra de Deus.
    Um grande abraco.
    James e familia.

    ResponderExcluir